22 de abril de 2025

Morre o Papa Francisco aos 88 anos no Vaticano



Morre o Papa Francisco aos 88 anos em Vaticano

Por Redação Crajubar – 22 de abril de 2025

✝️O anúncio oficial

O mundo acordou em profundo pesar nesta terça-feira com o anúncio oficial da morte do Papa Francisco, aos 88 anos, no Vaticano. Segundo nota divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o pontífice argentino faleceu às 5h47 (horário de Roma), após longo período de fragilidade respiratória agravada por complicações cardíacas.

⚖️Legado de reforma e humildade

Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, foi eleito Sumo Pontífice em 13 de março de 2013, sucedendo o Papa Bento XVI após histórica renúncia. Conhecido por seu estilo despojado — chegava a dividir o mesmo transporte público de auxiliares e dormia em quartos modestos no palácio papal —, Francisco deixará como marcas centrais de seu pontificado a ênfase na misericórdia, o diálogo inter-religioso e o cuidado com os mais pobres.



🌍Reações globais

Líderes mundiais e chefes de Estado já manifestaram suas condolências. O presidente da Argentina destacou “a coragem moral e a paixão pela justiça social” de seu conterrâneo. O secretário‑geral da ONU declarou que “o Papa Francisco foi uma voz profética em defesa dos refugiados e do planeta”. Nas ruas de Roma, fiéis se reuniram em vigília espontânea diante da Basílica de São Pedro, acendendo velas e rezando o rosário.



🕊️Próximos passos

Com a morte do pontífice, inicia‑se o período do sede vacante. O Colégio de Cardeais, formado pelos membros com menos de 80 anos, deverá ser convocado em até 20 dias para definir a data do conclave que elegerá o novo Papa. Até lá, cabe ao decano do Colégio, cardeal Giovanni Battista Re, exercer a função de administrador da Sé Apostólica.

O corpo do Papa Francisco será velado na Basílica de São Pedro pelos próximos três dias, com previsão de funeral em cerimônia solene a ser presidida pelo arcebispo de Milão, Dom Mario Delpini. Estima‑se a presença de dezenas de chefes de Estado, autoridades religiosas e milhões de peregrinos.

© 2025 Crajubar. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

CRATO