26 de julho de 2017

Chapada do Araripe

Chapada do Araripe é uma formação do relevo e sítio arqueológico localizado na divisa dos estados do CearáPiauí e Pernambuco, no Brasil. A chapada abriga uma floresta nacional (1946), uma área de proteção ambiental (1997) e um geoparque (2006).
ETIMOLOGIA:
"Araripe" deriva do tupi antigo ararype, que significa "no rio das araras" (arara, arara + 'y, rio + pe, em).
CARACTERÍSTICA:
Existem dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar. O primeiro, oriundo do período cretáceo, é rico em fósseis. Uma equipe do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro já pesquisou o sítio paleontológico e descobriu diversas espécies de dinossauros, tais como Santanaraptor placidusAngaturama limaiIrritator e Mirischia asymmetrica. Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aquíferos, existindo várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.
fauna local é composta por diversas espécies de répteisinsetos e mamíferos. Já foram catalogadas 290 espécies de aves presentes no livro [5]. Destaca-se o soldadinho-do-araripe, ave que corre risco de extinção e que é encontrada somente na região da floresta do Araripe.
vegetação predominante é de cerradão. Existem faixas de transição que apresentam traços de mata atlânticacerrado e caatinga.
INTERFERÊNCIA ANTRÓPICA:
Muitas cidades ocupam áreas da chapada, provocando forte impacto no ambiente. Parte considerável da mata original foi desmatada ou destruída por queimadas. O forte potencial econômico da chapada é bastante explorado por indústrias que, muitas vezes, não tomam o cuidado de zelar pelo desenvolvimento sustentável. As principais riquezas exploradas são as minas de gesso e calcário, além do extrativismo vegetal, que explora principalmente pequicarnaúbamandioca e frutas.

Floresta Nacional do Araripe-Apodi, mais conhecida como FLONA Araripe, é uma unidade de conservação brasileira situada na chapada do Araripe, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e integrante do SNUC. É um dos últimos redutos da mata atlântica. Ocupa uma extensa área que atravessa a fronteira do Ceará com Pernambuco, abrangendo partes dos municípios de BarbalhaCratoJardim e Santana do Cariri, numa área total de 39.262,326 ha.
Em 02 de maio de 1946, foi publicado pelo Governo Federal o Decreto 9.226, criando a Floresta Nacional do Araripe-Apodi, visando preservar uma das florestas mais ricas em diversidade ambiental no Nordeste. A FLONA Araripe foi a primeira floresta nacional a ser criada em território brasileiro.
Apresenta relevo tabular, com altitudes que variam entre 840 e 920 metros. Média pluviométrica de 1.000 mm por ano. A temperatura varia de 15 a 25 °C.
Seu solo é originário do período Cretáceo, predominando o tipo latossolo. Solos do período Cretáceo costumam apresentar fósseis, na FLONA Araripe não é diferente, há um vasto sítio arqueológico em sua área onde foram descobertas algumas espécies de animais somente encontradas na região, como o Santanaraptor placidus.
Já foram catalogadas 88 espécies de aves pertencentes a 34 gêneros distintos. Destaca-se o Soldadinho-do-araripe, ave que somente é encontrada na região da FLONA Araripe. A fauna do local é composta, ainda, por diversas espécies de répteisinsetosmamíferos.
A vegetação predominante é de cerradão. Existem faixas de transição que apresentam traços de mata atlânticacerrado e caatinga.
De acordo com o ICMBio, a FLONA Araripe pode ser utilizada para pesquisa científica, manejo florestal, turismo, lazer e educação ambiental.

Geopark Araripe, localizado no Ceará, é o primeiro geoparque das Américas reconhecido pela UNESCO.
Estendendo-se pela área de seis municípios cearenses: BarbalhaCratoJuazeiro do NorteMissão VelhaNova Olinda e Santana do Cariri e totalizando 3.796 km², o parque apresenta um vasto patrimônio biológicogeológico e paleontológico.
Inicialmente, parte de seu território já era reconhecido como Área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe desde 1997, no planalto entre 700 e 900 metros de altura localizado próximo à divisa do Ceará com os estados do Piauí e Pernambuco.
Essa região contém a principal jazida de fósseis cretáceos do Brasil. Isso inclui a maior concentração de vestígios de pterossauros do mundo, além de 20 ordens diferentes de insetos fossilizados, com idade aproximada 110 milhões de anos. Também, destacam-se os fósseis preservados das primeiras plantas com flores, que demonstram as interações primitivas entre insetos e plantas. Desde setembro de 2006, está integrado à Rede Mundial de Geoparques, e é reconhecido pela UNESCO como um relevante patrimônio geológico e paleontológico mundial. Foi o primeiro geoparque reconhecido nas Américas, que hoje conta também com o geoparque uruguaio Grutas del Palacio na rede.
Um dos objetivos do geoparque, localizado no sul do estado, na região do Cariri, em meio ao semiárido nordestino, é preservar as riquezas naturais da Chapada do Araripe.
GEOSSÍTIOS: Colina do Horto, Cachoeira de Missão Velha, Floresta Petrificada do Cariri, Batateira, Pedra Cariri, Parque dos Pterossauros, Riacho do Meio, Ponte de Pedra, Pontal de Santa Cruz.
Vários dinossaurospterossauros, peixes e plantas do Geoparque Araripe aparecem na obra de ficção-científica brasileira "Realidade Oculta".










 Fonte e Créditos:
1. rosilimaverde@hotmail.com - Fonte de financiamento: Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri, Nova Olinda,CE.
2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada_do_Araripe. Acesso em: 26.07.2017
3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_Nacional_do_Araripe-Apodi. Acesso em: 26.07.2017
4. https://pt.wikipedia.org/wiki/Geoparque_Araripe. Acesso em: 26.07.2017

Nenhum comentário: